NTP – Network Time Protocol


Comandos intermediários do GNU/Linux

NTP

O protocolo de sincronização de horários NTP foi desenvolvido a fim de possibilitar que qualquer computador ligado à internet possa ajustar sua data e hora automaticamente utilizando um servidor de “hora” preciso. O NTP é um serviço na camada de aplicação que utiliza o protocolo UDP na camada de transporte fazendo uso da porta 123 para realizar a sincronização de horários.

A hierarquia do NTP é dividida em vários níveis, o conjunto deles é denominado “strata” e cada um deles corresponde aos relógios nucleares espalhados pelo mundo, aos quais estão conectados os servidores de stratum 1, ou seja, são eles que fazem o processamento da informação recebida do stratum 0.
Concectados aos stratum 1 há os stratum 2 que em geral estão conectados a mais de um servidor de stratum 1 que determinam de fato qual é a hora padrão com base nos dados recebidos do stratum 1 utilizando o algoritimo do NTP.

O NTP, foi criado em 1985, é um dos protocolos de internet mais antigos ainda em uso e pode atingir uma precisão de aproximadamente 200us.

Configurando

verificando qual é a localização geográfica
# cat /etc/timezone

1

2

ajustando a timezone utilizando o comando dpkg-reconfigure tzdata, que é específico para o Debian Lenny 5.0

# dpkg-reconfigure tzdata

3

4

5


Um comentário sobre “NTP – Network Time Protocol

Os comentários estão desativados.